FUNILARIA
Confira os principais componentes de funilaria e seus problemas mais comuns. Agende sua revisão ou concerto na UP!
Este serviço consiste em técnicas para consertar peças de lataria de um veículo. Ou seja, peças que sofreram algum problema são retiradas e consertadas pelo funileiro. Em alguns casos não há possibilidade de reparo, então a oficina de funilaria também é a responsável pela troca desta peça.
- Funilaria - Recupera a peça (paralama, portas, capô) danificada sem desmontar o carro. Com as técnicas atuais, o funileiro consegue remover apenas a peça que irá restaurar. O objetivo deste profissional é trabalhar para manter as peças originais do carro e só realizar uma troca em último caso. Recursos utilizados pelo funileiro: lixadeira e rebatedor, por exemplo.
- Pintura - Na realidade é uma das funções do funileiro. Toda peça que vai pra funilaria é pintada, pois foi danificada com riscos, manchas e colisões. A cor é altamente afetada nesses casos, necessitando de uma nova pintura.
- Martelinho - Tipo de funilaria artesanal que trabalha com o objetivo de recuperar os danos sem mexer na pintura. Ideal para estragos feitos por chuva de granizo, pedras do asfalto e todo tipo de amassado que não agrediu a pintura do carro. Caso contrário, o profissional recorre a um pintor.