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MOTOR

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Confira os principais componentes de motor e seus problemas mais comuns. Agende sua revisão ou concerto na UP!

A mecânica de funcionamento do motor de um carro não é coisa de outro mundo, mas muitos motorista preferem deixar esse conhecimento apenas nas mãos dos profissionais. Quando não se conhece a lógica do motor, alguns sinais de problemas podem passar despercebidos, causando a piora da situação e um possível aumento de gastos no reparo.

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A unidade básica do motor de um carro é o cilindro, um ambiente com uma entrada e uma saída que podem ser hermeticamente fechadas por válvulas. Do lado oposto às válvulas está o pistão, que podemos comparar com o êmbolo de uma seringa — ele se move para frente e para trás, aumentando ou diminuindo a área interna do cilindro nesse movimento.

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Ainda temos a vela, que fica entre as válvulas. Ela é responsável pela geração de uma faísca de ignição. Externamente ao cilindro e conectados ao pistão estão a biela e o virabrequim. Um motor é composto de vários cilindros em linha ou em V, e quanto mais cilindros, maior a potência dele — mas esse não é o único fator de influência.

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É preciso estar muito atento aos sinais que o motor dá de que algo não está bem. Se ligar o carro está mais difícil, o problema pode ser a bateria, mas também pode ser o entupimento dos bicos injetores de combustível ou a vela que não está funcionando corretamente.

 

Mantenha a água e o óleo nos parâmetros ideais. Nem sempre o aviso de painel será ligado se o nível estiver baixo. O melhor é conferir periodicamente no próprio recipiente. Caso circule sem óleo e água o bastante, o motor pode superaquecer e desligar subitamente. Havendo insistência, ele pode até fundir.

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Se o carro faz barulho de peças batendo quando está em movimento, o motor pode estar perto de se fundir. Leve o veículo ao mecânico imediatamente! Se o carro tem falhas de potência (“engasgando” ou “dando trancos”) durante o trajeto, é bem provável que os bicos injetores estejam entupidos. Isso se dá, principalmente, pelo uso de combustível adulterado — por isso, procure abastecer sempre em postos de confiança.

 

Mesmo que o carro não apresente nenhum dos sinais mencionados, é importante fazer revisões periódicas. Resolver problemas, como um motor fundindo, demandará, certamente, muito além do orçamento de manutenção. Caso o automóvel fique parado muito tempo, também deve-se fazer uma revisão antes de voltar a utilizá-lo.

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